Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Realiza-se amanhã o Dia Europeu da Internet Segura

09/02/2009
Fonte: 
http://www.governo.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MCTES/Comunicacao/Notas_de_Imprensa/20090209_MCTES_Com_Internet_Segura.htm
Autor: 
Portal do Governo (Portugal)
Veículo de Imprensa: 
Veículo Internacional

Realiza-se amanhã, 10 de Fevereiro de 2009, o Dia Europeu da Internet Segura. Este evento anual é organizado a nível Europeu pelo Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização das pessoas para uma utilização mais segura da Internet.

A nível nacional, desde 2007 que o projecto Internet Segura se junta aos projectos dos restantes países que integram a rede Insafe no Dia Europeu da Internet Segura e promove várias actividades para promoção de uma navegação segura e crítica da Internet pelos cidadãos.

Ao nível europeu, Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e Media, vai proceder à entrega de prémios aos vencedores do passatempo SID 2009 Quiz. Será ainda assinado um protocolo com parceiros privados envolvidos em comunidades virtuais, no qual se comprometem a maximizar as potencialidades da Internet junto dos seus utilizadores ao mesmo tempo que garantem um maior controlo na prevenção de potenciais riscos para as crianças e jovens.

O projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC, Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, preparou algumas iniciativas em Portugal para dar relevância à temática da Internet Segura neste dia, com particular atenção nas escolas do ensino Básico e Secundário e em Espaços Internet, locais de acesso público à Internet.

No caso das Escolas, a equipa do Seguranet (www.seguranet.pt) lançou o repto para que, na semana de 9 a 13 de Fevereiro, sejam desenvolvidas actividades com alunos e/ou encarregados de educação que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Rede. A Microsoft mobilizou cerca de 35 monitores voluntários para dinamizar acções sobre Segurança na Internet em diversas escolas um pouco por todo o país.

Na sequência de iniciativas anteriores, o projecto Internet Segura, em conjunto com a Rede de Espaços Internet (REI), promove a generalização de diferentes acções de sensibilização/formação nos cerca de 1770 Espaços Internet existentes por todo o país, em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva. O desenvolvimento de actividades nos Espaços Internet é um poderoso instrumento de inclusão e penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Além das acções de sensibilização/formação que decorrerão nos Espaços Internet ao longo de todo o ano com o apoio do projecto Internet Segura e da UMIC, existem outras acções planeadas para o dia 10 de Fevereiro. Para maior detalhe sobre estas acções deverá ser consultado o sítio do projecto www.internetsegura.pt.

Sobre o Projecto Internet Segura

A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com nas organizações.

A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias.

Na verdade, o alargamento da utilização da Internet e do acesso aos benefícios que ela permite beneficia de um melhor esclarecimento geral sobre os cuidados a ter na sua utilização em segurança.

Em Julho de 2007 foi apresentado publicamente o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC, Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal.

Sítios do projecto Internet Segura sobre a temática:

a) www.InternetSegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projecto, dicas para uma navegação segura e recursos para os utilizadores;

b) www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;

c) http://LinhaAlerta.internetsegura.pt – Serviço do projecto Internet Segura para reporte de conteúdos ilegais.

Fonte: Portal do Governo (Portugal)

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos