Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Campanha alerta sobre a importância da prevenção contra crimes digitais

10/02/2009
Fonte: 
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/02/10/campanha-alerta-sobre-importancia-da-prevencao-contra-crimes-digitais-754340545.asp
Autor: 
André Machado - O Globo Digital
Veículo de Imprensa: 
O Globo

RIO - Somente no mês passado, 6.610 denúncias sobre assédio via internet foram encaminhadas à SaferNet Brasil, ONG especializada em segurança e prevenção na rede mundial de computadores. Para fazer um alerta contra esse e outros tipos de crimes digitais, a SaferNet e o Ministério Público Federal de São Paulo criaram uma campanha para marcar o Dia da Internet Segura, celebrado nesta terça-feira, como mostra matéria de André Machado publicada no jornal O Globo.

- O evento começou em 2004 na Europa. Este ano esperamos contar com a participação de 65 países - diz Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet.

No site da campanha, em www.diadainternetsegura.org.br, estão listadas atividades ligadas ao uso responsável da internet.

- O site orienta pais e filhos com cartilhas, vídeos e informações sobre crimes digitais - diz Nejm, lembrando que nesta terça haverá atividades em São Paulo e em Belo Horizonte.

Para o especialista, um grande perigo da internet é a possibilidade de a criança interagir com desconhecidos e passar a eles informações pessoais como nome, endereço, escola etc. O risco de exposição a pedófilos e outros criminosos não é pequeno:

- Na pesquisa sobre hábitos de navegação, descobrimos que 28% dos jovens já se encontraram pessoalmente com "amigos" virtuais. É alto o risco de uma criança ser vítima de um aliciador nesse processo.

Outro problema comum é o chamado cyberbullying - ou seja, a perseguição a jovens e crianças pela internet e pelo celular. Segundo Nejm, trata-se de uma prática que se perpetua ao longo do tempo e pode destruir a autoestima do jovem.

- Os cyberbullys mandam mensagens pelo celular, e-mails, usam torpedos e criam perfis em redes de relacionamento (como Orkut e afins) com fotos falsas da vítima, procurando difamá-la - explica Nejm. - Ao contrário do bullying físico, que acontece na escola, o virtual não conhece fronteiras. Não adianta a criança ou adolescente mudar de escola ou de cidade.

Fonte: O Globo Digital

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos