Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

País participa de dia da segurança na rede, na terça-feira

09/02/2009
Fonte: 
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/pais-participa-dia-seguranca-rede-terca-feira-420327.shtml
Autor: 
Luiz de França - Veja OnLine
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

Você colocaria na internet a mesma foto que exibiria numa praça ou avenida movimentada? Andaria pelas ruas revelando seus dados pessoais para todos que passassem pela sua frente? Se suas respostas foram sim para a primeira pergunta e não para a segunda questão, é um sinal de que você utiliza a internet com segurança. Essas são algumas das mensagens que o Dia Mundial da Internet Segura, a ser comemorado na terça-feira, pretende passar a todos os usuários da rede. Para marcar a data, diversas atividades serão realizadas em todo o país, incluindo workshops sobre os riscos da web para professores do ensino público e privado.

É a primeira vez que o Brasil participa nacionalmente do evento, que nasceu na Europa, por iniciativa da Comissão Europeia, em 2003. O principal objetivo é conscientizar os internautas sobre o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, foram 56 países participantes. Neste ano, a expectativa é de 65 países envolvidos. No Brasil, a organização ficou a cargo do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo e da ONG SaferNet Brasil. "É importante que as pessoas passem a ver a internet como um espaço público e que, portanto, elas não têm domínio sobre esse espaço", afirmou a procuradora da República Priscila Costa Schreiner em entrevista a VEJA.com.

O Ministério Público Federal mantém um grupo de combate aos crimes cibernéticos desde 2003. Ele trabalha com denúncias e investigações envolvendo crimes de ódio e contra crianças. Graças a um acordo assinado com o Google em julho de 2008, o MPF conseguiu quebrar o sigilo de cerca de mil álbuns de fotos do site de relacionamento Orkut sob suspeita de crimes de pedofilia e de ódio. "Estamos empenhados nesse dia mundial pois estamos convencidos que só o combate não vai conseguir acabar com esses crimes. Temos a convicção de que a prevenção com educação é o caminho para evitá-los", diz a procuradora.

Campanhas - De acordo com Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da SaferNet Brasil, um levantamento sobre segurança na internet com 875 jovens revelou que 37% dos pesquisados não conhecem nenhum programa ou campanha de prevenção para a internet. "Essa informação serviu para balizar nossas ações nesse dia mundial e reforçou a necessidade de mais campanhas educativas." A programação completa do evento pode ser acessada no site do dia mundial no país, construído para marcar o dia.

Na página, o internauta tem acesso a links com materiais de prevenção, inclusive cartilhas e campanhas públicas. A campanha também estará no YouTube, com diversos vídeos sobre o tema, além de materiais didáticos especialmente produzidos para educadores utilizarem em sala de aula. Há ainda informações e dicas para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança. Denúncias de crimes praticados na internet podem ser feitas no site www.denunciar.org.br.

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos