Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Países nórdicos promovem atividades para do Dia da Internet Segura

06/02/2009
Fonte: 
www.saferinternet.org

Dinamarca

Este ano, o SaferInternet Day dinamarquês terá como foco 3 públicos-alvo: crianças, pré-adolescentes/adolescentes e adultos (pais, professores, imprensa, etc.) No dia 9 de fevereiro, o Conselho de Imprensa da Dinamarca promove uma mesa redonda com jornalistas para divulgar os resultados de um estudo sobre privacidade e identidade de crianças e adolescentes (entre 9 e 16 anos) na Internet. A pesquisa representa a voz das crianças e adolescentes sobre a rede e é o ponto central das comemorações do Dia da Internet Segura na Dinamarca. Na mesa redonda, pesquisadores e profissionais apresentarão diferentes pontos de vista sobre os resultados da pesquisa. Temas como legislação, responsabilidade dos provedores e as novas funções de guardiões da juventude estarão na pauta do evento.

Noruega

Uma pesquisa desenvolvida pela “EU-kids on-line”, bem como outros estudos e levantamentos realizados pela “Norwegian Media Authority”, concluem que as crianças que se envolvem desde cedo com a Internet mas possuem assitência e orientação dos pais e familiares, desenvolvem poucos comportamentos de risco online. Por isso, na Noruega, o foco do SaferInternet Day 2009 e de todas as ações de prevenção desenvolvidas ao longo do ano, será o cyberbulling e o envolvimento dos pais na educação virtual das crianças.

Suécia 

O tema deste ano para o Dia da Internet Segura na Suécia será cyberbullying e redes de relacionamentos. As atividades organizadas pelo Conselho de Imprensa sueco incluem a estréia oficial do vídeo do Dia da Internet Segura, atividades lúdicas nas escolas, palestras e um painel de discussão. O dia também apresenta projeções de 'Minha vida 2.0', um projecto lançado no ano Dia da Internet Segura 2008 que encoraja os jovens a fazer curtas-metragens sobre a sua vida online. Para aqueles que não são capazes de se juntar às festividades, em Estocolmo, haverá a oportunidade de participar de um chat com especialistas em segurança na Internet no site de um grande jornal sueco.

Finlândia

A Finlândia promove o SID Rock, um show gratuito para adolescentes entre 13 e 17 anos com as principais bandas finlandesas da atualidade. Nos intervalos, serão exibidos vídeos produzidos por jovens voluntários com a temática da segurança online.

Fonte: SaferInternet.org

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos