Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Apresentação do Dia da Internet Segura - Brasil - 2009

O Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. O objetivo geral da rede e da data é promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas.

Em 2008, 56 países participaram do evento. Neste ano, no dia 10 de fevereiro, ocorrerão atividades educativas e de prevenção em 65 países.

No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e do Ministério Público Federal, os quais vêm buscando outras instituições interessadas em participar da rede, por meio do desenvolvimento de atividades de prevenção e da divulgação de informações.

A proposta do evento é a responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia, indústria e outros atores relevantes na proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para garantir o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos. 

Objetivo

Envolver os diferentes atores institucionais, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro e responsável das novas tecnologias de informação, especialmente por crianças e adolescentes. O dia 10 de fevereiro concentrará o maior números de atividades e será também uma oportunidade para a formação e consolidação de parcerias em torno do tema. 

Atividades propostas para o Dia da Internet Segura: 

  • Campanhas de conscientização na mídia (inserção do tema na programação regular, produção e veiculação de campanhas informativas, anúncios, websites, comunidades, blogs).‏

  • Concursos e games envolvendo crianças

  • Seminários com pesquisadores, provedores, pais e jovens

  • Coletiva de imprensa

  • Gincanas em escolas

  • Chats com especialistas 

Confira as atividades marcadas para o Brasil. PARTICIPE!

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos