Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Dia para garantir o uso ético da rede

10/02/2009
Fonte: 
http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=108858&intIdEdicao=1700
Autor: 
Roberto Patta - Gazeta do Sul
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

Hoje o mundo comemora o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day). A iniciativa anual, surgida em 2003, é da Insafe, uma rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. O objetivo é promover o uso ético e seguro da internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas. Na edição de 2008, 56 países participaram do evento. Neste ano, ocorrerão atividades educativas e de prevenção em 65 países.

No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil e do Ministério Público Federal (MPF). A proposta do evento é a responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, organizações não-governamentais (ONGs), veículos de comunicação e indústrias. Todos devem atuar na proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Segundo a SaferNet, a parceria é fundamental para reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos no computador.

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos