Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Professores paulistas terão curso grátis sobre perigos da internet

05/02/2009
Fonte: 
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/02/04/professores-paulistas-terao-curso-gratis-sobre-perigos-da-internet-754260936.asp
Autor: 
O Globo
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

SÃO PAULO - As atividades do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil, na próxima terça-feira, dia 10, começarão às 10h, com a oficina "Navegar (com segurança) é preciso! A educação no uso ético das novas tecnologias", promovida pelo Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo, em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. Procuradores da República integrantes do grupo e o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de prevenção e atendimento da ONG SaferNet Brasil, ministrarão a oficina, destinada aos professores coordenadores de oficina pedagógica de tecnologia, universitários que estagiam junto às diretorias de ensino no programa Acessa Escola e supervisores de ensino da rede estadual de educação de São Paulo.

Na atividade, que faz parte da programação brasileira do Dia Mundial da Internet Segura, no dia 10, campanha da qual o Brasil e mais 65 países fazem parte, professores da rede privada também podem participar. Há 50 vagas para essa finalidade. As inscrições para essas 50 vagas podem ser feitas diretamente com o Núcleo de Eventos do MPF em São Paulo, pelo telefone 11-3269-5069, ou pelo e-mail nucleodeeventos@prsp.mpf.gov.br. O objetivo da oficina é apresentar aos educadores as principais situações de risco vividas por jovens e crianças no uso de tecnologias da informação e estimular o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares sobre o tema nas escolas.

- Queremos começar uma discussão com os educadores a respeito do uso das tecnologias de informação porque o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação não veio acompanhado de uma reflexão mais aprofundada sobre os riscos a que as crianças e os jovens estão expostos e sobre o que seria um comportamento ético no uso dessas tecnologias - afirmam os procuradores da República Adriana Scordamaglia, Priscila Schreiner e Sergio Suiama, que participarão da atividade.

A oficina terá duas horas de duração e será realizada no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Largo do Arouche, 302 - 16º andar - Centro - São Paulo - SP). O evento será transmitido em teleconferência para toda a rede estadual de educação e também na Internet, através do portal IPTV Cultura (http://www.iptvcultura.com.br).

O MPF em São Paulo e a SaferNet Brasil foram convidados pela Comissão Européia para promover o Dia Mundial da Internet Segura no país, em reconhecimento aos avanços alcançados no combate a cibercriminalidade em virtude da parceria entre as duas instituições.

O site brasileiro da campanha Safer Internet Day 2009 (www.saferinternetday.org.br) já está no ar e tem como proposta mobilizar os brasileiros para o próximo dia 10 de fevereiro. A idéia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede InSafe, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 56 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com 65 países.

Estão previstas inúmeras atividades desenvolvidas em parceria com diversas instituições, dentre elas Google Brasil, MySpace, TV Globo, TV Futura, Habbo, TV Cultura, MTV, Secretaria da Educação de São Paulo, UOL, WCF e Comitê Gestor da Internet.

Para os procuradores que participarão da oficina, o caminho para uma Internet mais segura passa necessariamente pela educação para o uso responsável e ético da rede. ``Não podemos descuidar da responsabilização criminal daqueles que cometem crimes graves na Internet, mas somente medidas de prevenção podem reduzir o número de ocorrências", afirmam.

O site brasileiro da campanha do Dia da Internet Segura reúne uma série de materiais preventivos, como cartilhas. Há também link para um canal específico no Youtube (http://www.youtube.com/user/DiaInternetSegura) com vídeos sobre o tema, inclusive campanhas internacionais. Além disso há materiais didáticos especialmente produzidos para educadores utilizarem em sala de aula. Há ainda informações e dicas para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança.

Um dos atrativos desse ano é a seleção de desenhos. Para participar, basta utilizar a imaginação e criar uma ilustração ou até mesmo uma montagem que sugira dicas de navegação segura e responsável na rede. O material selecionado será postado no site do evento.

Nesta sexta-feira, dia 6, ocorrerá um chat com especialistas no site Voz dos Adolescentes. No dia 9, às 16h30, o procurador da República Sergio Suiama participará de chat no portal UOL para falar mais sobre a data. No dia 10, às 15h, o MPF e a SaferNet recebem a imprensa em entrevista coletiva para dar mais informações sobre a campanha.

Fonte: O Globo

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos