Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Dia da Internet Segura: web é um novo tipo de espaço público

10/02/2009
Fonte: 
http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=108858&intIdEdicao=1700
Autor: 
IDG Now
Veículo de Imprensa: 
IDG NOW!

São Paulo - Para Safernet Brasil, pessoas precisam entender que 'informação que não se divulga na rua também não se divulga na internet'.

Acontece nesta terça-feira (10/02) o Dia da Internet Segura, uma iniciativa anual que tem o objetivo de promover o uso consciente e ético da rede mundial de computadores por pais, crianças e adolescentes. No Brasil, quem organiza as atividades é a ONG Safernet Brasil. Para saber mais quais são os objetivos da campanha deste ano, a reportagem do IDG Now! entrevistou Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de prevenção da Safernet Brasil.

Para ele, o mais importante é que as pessoas entendam que a rede "é um novo tipo de espaço publico e que tem características diferentes". "Tem que pensar que você não coloca dados pessoais, como um álbum de fotografias, em uma praça de alimentação de um shopping, por exemplo. Essa informação que você não divulga na rua você também não divulga na internet", afirmou.

Segundo Nejm, a Safernet fará atividades como palestras para professores, que poderão "levar a discussão para a sala de aula e fazer com que as crianças e adolescentes tirem proveito da internet de forma segura". "Algumas crianças fornecem com facilidade dados como nome, endereço e telefone, que são armas que os aliciadores podem usar para chantagear e até sequestrar um garoto que estava apenas (buscando) conhecer um amigo na internet."

Ouça a conversa com Rodrigo Nejm e outras dicas do diretor de prevenção da Safernet Brasil para se fazer uma navegação segura:

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/02/10/dia-da-internet-segura-web...

Fonte: IDG Now!

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos