Dia da Internet Segura

10 de fevereiro

Rede de pessoas

30/01/2009
Fonte: 
http://revistaviracao.org.br/artigo.php?id=2115
Autor: 
Vivian Ragazzi / Revista Viração

Conversas instantâneas, mensagens por correio eletrônico, perfil em sítios de relacionamento. Vai dizer que você não curte internet? É difícil não se apaixonar (e se viciar!) em navegar pela rede. Afinal, você descobre mil coisas com uma simples fuçada pelo buscador e conhece gente interessante por aí, certo? Mas, como qualquer espaço público, a internet não pode ser considerada uma "terra sem lei" e do "posso tudo e ninguém me acha". Por isso, temos direitos e deveres na net que devem ser respeitados.

É com o objetivo de promover um uso seguro e saudável da net que acontece anualmente o Dia da Internet Segura, uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações europeias que desenvolvem campanhas para orientar o uso seguro da rede. A rede é patrocinada pelo Safer Internet Plus Programme, da Comissão Européia. No Brasil, as organizações que está liderando a iniciativa são a SaferNet Brasil (www.safernet.org.br) e pelo Ministério Público Federal de São Paulo, por meio do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos.

"Quando definimos a Internet não apenas como rede de computadores interligados, mas como uma rede de pessoas conectadas por meio de computadores, adotamos um foco nas pessoas e não nas máquinas", observa Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil. "O uso das máquinas e o tipo de relação social estabelecida no espaço virtual precisa respeitar os direitos e deveres que também valem em outros espaços para todo e qualquer cidadão", completa.

Segundo ele, o trabalho de combate aos cibercrimes no Brasil, a exemplo do realizado pelo Ministério Público Federal de São Paulo em parceria com a SaferNet Brasil, é vital para garantir a justiça e a cidadania nas interações virtuais. No entanto, a segurança na Internet depende também de um trabalho de educação e conscientização que possibilitem prevenir os crimes e promover o uso responsável. "Precisamos somar esforços para estimular o uso consciente e cidadão", ressalta.

Para a mobilização em torno do Dia da Internet Segura, estão acontecendo diversas atividades em todo o País, como gincanas em escolas, palestras para professores, oficinas e cursos para estudantes, pais e monitores de lan houses interessados em conhecer mais sobre como proteger os direitos e a cidadania no ciberespaço.

A Vira é parceira da SaferNet na mobilização pelo uso seguro da internet. Mande sua opinião sobre o tema, em artigos, ilustrações, charges ou o que mais sua imaginação mandar, que a gente publica!

TÁ na MÃO

Mais informações, pesquisas e materiais sobre Uso Segura da Internet disposíveis no Portal da SaferNet em: www.safernet.org.br

Autor: Vivian Ragazzi

Fonte: Revista Viração

 

Dia da Internet Segura - Segurança na Internet - Security Day - Desenho, Desenhos e Desenhar - Pintura, Pinturas e Pintar - Jogo, Jogos e Jogar - Diversão e Divertido - Cuidado e Cuidar - Informação - Vídeos