SaferNet promove oficinas para proteção de direitos de crianças e adolescentes na internet

21/05/2012
Fonte: 
http://www.obscriancaeadolescente.gov.br/todas-noticias/618-safernet-promove-oficinas-para-protecao-de-direitos-de-criancas-e-adolescentes-na-internet
Autor: 
Observatório nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

Até o final do mês de maio a SaferNet Brasil promove, em 12 cidades do Brasil, oficinas de formação de multiplicadores para atuação na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes na internet com o tema “Promovendo a Proteção aos Direitos das Crianças e Adolescentes no Ciberespaço”. As oficinas tem como objetivo fortalecer o entendimento dos participantes acerca do uso seguro, ético e cidadão da Internet.

Já passaram até agora pelas oficinas mais de 400 pessoas, entre conselheiros de direitos e tutelares, educadores, jovens pontos focais entre outros. As oficinas, promovidas em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR, já aconteceram nas cidades de Salvador, Porto Alegre, João Pessoa, Recife, Natal, Campinas e Osasco. As próximas oficinas acontecem ainda em maio nas cidades de Manaus (23), Belém (24), Curitiba (28), Fortaleza (30) e finalizam suas atividades em Brasília (31).

Segundo Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, a aceitação tem sido muito boa, mesmo com a resistência inicial de alguns participantes: “o problema maior identificado nos cursos tem sido com relação à falta de familiaridade com a internet e novas tecnologias, principalmente entre os alunos mais velhos, pois lidar com estes novos recursos é uma novidade para muitos deles. O nosso objetivo é justamente quebrar esta resistência, ensinando na prática como é simples a utilização destes recursos para promover a proteção de crianças e adolescentes na Internet. Distribuímos também material didático do curso para auxiliar na replicação. Ao final das oficinas, os participantes, inicialmente resistentes, se surpreendem com os seus resultados”, disse ele.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no link: www.safernet.org.br/participe. Os participantes receberão, ao final da oficina, certificados e kits pedagógicos para replicar as dicas.