SAFERNET BRASIL VENCE PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS

12/12/2013
Fonte: 
Safernet Brasil
Autor: 
SaferNet Brasil
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

AVISO DE PAUTA
Brasília - A ONG SaferNet Brasil é a instituição vencedora do Prêmio Direitos Humanos 2013, na categoria "Educação em Direitos Humanos". A cerimônia presidida pela Presidenta da República Dilma Rousseff ocorreu nesta quinta-feira (12) por ocasião do Fórum Mundial de Direitos Humanos. A SaferNet foi representada pelo fundador e presidente, Prof. Thiago Tavares Nunes de Oliveira, e pelo Diretor de Prevenção, Rodrigo Nejm.

Instituído por Decreto Presidencial de 8 de setembro de 1995, o Prêmio Direitos Humanos é considerado a mais importante outorga do Governo Brasileiro no campo dos Direitos Humanos, sendo composto por um certificado assinado pela Presidenta da República e por uma obra de arte, entregues a pessoas ou entidades, públicas ou privadas, que se destacaram na promoção, na defesa e no combate às violações aos Direitos Humanos no Brasil. Para a seleção e a eleição dos agraciados são considerados critérios como o histórico de atuação na área dos Direitos Humanos, o desenvolvimento de ações relevantes e a implementação de práticas inovadoras em relação ao tema no país.

Sobre a SaferNet Brasil:

Entidade referência na área de orientação e atendimento aos internautas para promoção dos Direitos Humanos na Internet, a SaferNet Brasil realiza de norte a sul do País ações educativas que incluem oficinas, palestras, mobilizações, debates públicos sobre o uso ético, cidadão e responsável da Internet. É requisitada por secretarias de educação, Ministérios Públicos e instituições de ensino para realizar atividades de formação. Mais de mil atores sociais e mais de 10 mil educadores no País já foram beneficiados. No canal exclusivo para educadores (www.netica.org.b/educadoes), são disponibilizados materiais pedagógicos com sugestões de atividades em sala de aula sobre o uso responsável da Internet. Desde 2009, a SaferNet Brasil, a convite da Comissão Europeia, organiza o Dia Mundial da Internet Segura no País (http://www.safernet.org.br/site/sid2012). Além disso, contribuiu para as discussões do Plano Nacional de Direito Humanos – PNDH III, do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes e do Plano de Enfrentamento à violência sexual contra crianas e adolescentes. Outra atuação importante na área de Educação em Direitos Humanos é o HelpLine Brasil (www.canaldeajuda.org.br), serviço gratuito e de utilidade pública para orientar crianças e adolescentes que estejam vivenciando alguma situação de risco na Web. A SaferNet é responsável ainda pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (www.denuncie.org.br).

Serviço:

O que? Ato de Entrega do Prêmio Direitos Humanos 2013 - com a Participação da Presidenta da República Dilma Rousseff

Quando: 12/12/2013, às 15h30.

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICBE, no Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 02 Conj. 63, Lote 50- Brasília-DF.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da SaferNet Brasil – Donminique Azevedo

Contato: (71) 32355910 / 91361618 – e-mail: donminiqueazevedo@safernet.org.br