Perfil no Twiiter divulga número de celulares de usuários

29/04/2011
Fonte: 
http://www.adnews.com.br/internet/114755.html
Autor: 
Redação Adnews
Veículo de Imprensa: 
Veículo Nacional

Não é de hoje que problemas sobre privacidade geram polêmicas nas redes sociais. Dados pessoais divulgados à vista de todos podem gerar riscos. No Twitter, por exemplo, há um perfil que retwitta números de celulares escritos por usuários da rede, o @AnotaMeuCel. O dono da página faz buscas na rede atrás de pessoas que tenham postado essas informações e depois “compartilha”.

“Esta conta surgiu de uma brincadeira famosa na internet, sem qualquer intenção de prejudicar ninguém”, disse o twitteiro ontem, por volta da 1 h, após o UOL publicar uma notícia sobre o assunto.

Segundo o site de notícias, a Safernet, ONG de direitos humanos na internet, se atentou à questão e telefonou na quarta-feira, 27, para 13 números de internautas divulgados pelo Anota Meu Celular!. A ação deve continuar hoje, 28. “Muitos publicam seus telefones sem querer, não têm noção que esse dado estará disponível para milhões de usuários do Twitter”, afirmou Thiago Tavares, presidente da Safernet. “Por estar em uma rede social, é possível associar esse número a diversas informações pessoais do usuário, facilitando assim seu uso indevido.”

“A partir de agora todos os retweets estão sendo devidamente excluídos, para que não possa haver mais nenhuma confusão”, declarou o perfil @AnotaMeuCel. E completou: “Sigam os conselhos da

@SaferNet

e fiquem mais atentos sobre o que vocês divulgam aqui e em outras redes sociais.”