Oficina da SaferNet multiplica Direitos Humanos na Internet

19/08/2011
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

Ao mesmo tempo em que incorporamos cada vez mais a Internet em nossas atividades cotidianas, no lazer, no trabalho e nos estudos, precisamos também avançar na educação para a cidadania neste novo espaço digital de relacionamento social. Cada vez mais se faz necessário discutir, especialmente nos nos espaços de aprendizado, a importância do uso seguro, consciente e ético da Internet. Nesse sentido, a SaferNet Brasil realizará mais uma oficina com coordenadores pedagógicos e educadores da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Esta iniciativa é realizada em conjunto com o Ministérios Público Federal no Rio de Janeiro e com Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, com apoio da ChildHood Brasil e do Instituto Oi Futuro. A Oficina ocorrerá no dia 22 de agosto, a partir das 9h no auditório do MPF no Rio de Janeiro (Av. Nilo Peçanha, 31/ 6º andar). Na oportunidade, a SaferNet fará a entrega do Kit Pedagógico para estimular a promoção dos uso ético e responsável da Internet que será distribuído a cada uma das 1080 escolas municipais do Rio de Janeiro. Após realizar a formação com mais de 400 educadores no Rio de Janeiro, a SaferNet e o Childhood disponibilizarão um Kit para cada escola para que os educadores mobilizados possam replicar o tema e as dicas de segurança com seus alunos e colegas educadores de forma transversal ao longo do ano.

O Kit Pedagógico elaborado pela SaferNet é composto por um DVD multimídia, com histórias em quadrinhos, vídeos, sugestões de exercícios e matérias de imprensa que dão suporte para discussão dos temas em sala de aula. Além disso, o Kit contém a Cartilha Saferdic@s e a Navegue com Segurança, dicas de navegação segura e cartazes que informam sobre como fazer denúncia de crimes contras os direitos humanos na internet. O Kit pedagógico oferece ao educador um suporte para debater o tema em sala de aula de forma lúdica e interdisciplinar.

 

 

Sobre o Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF) atua como órgão de acusação contra aqueles que praticam crimes federais defendendo os interesses coletivos, como advogado da sociedade e fiscal da lei. Para atuar na investigação e persecução de crimes de ódio e de abuso de menores praticados através da rede mundial de computadores foi criado em 2006, no Rio de Janeiro, o Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos e assinado Convênio de Cooperação Técnica com a ONG SaferNet, que passou a controlar a Central Nacional de Denúncias. A Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro (MPF/RJ) e cinco provedores de serviços e acesso à internet (Bia Pádua, Centro In Internet Provider, Mega Pop, Nitnet e Stock Midia) também assinaram uma parceria, em agosto de 2010, para prevenir e combater a pornografia infantil, o racismo e outras discriminações praticadas pela internet.

 

Sobre a SaferNet Brasil:

A SaferNet Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação políticopartidária, nem religiosa, nem racial, fundada em 20 de dezembro de 2005, por um grupo formado por cientistas da computação, professores universitários e pesquisadores. A SaferNet Brasil criou a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (www.denuncie.org.br) que, desde 2006, oferece o serviço de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento online de denúncias anônimas sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado por meio da Internet. O serviço, operado em parceria com o MPF, o DPF e o Disk 100 do Governo
Federal, atende os rígidos padrões técnicos e operacionais fixados pelos organismos de padronização e certificação internacionais.

 

Sobre a Childhood Brasil

Braço brasileiro da World Childhood Foundation, criada por S. M. Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil foi fundada em 1999 e tem sede em São Paulo. Seu foco de atuação é a proteção da infância contra algumas das piores formas de violência: o abuso e a exploração sexuais. A organização desenvolve programas próprios, de amplo impacto. São programas que informam a sociedade, capacitam diferentes profissionais, fortalecem redes de proteção, disseminam
conhecimento e influenciam políticas públicas, contribuindo para transformações positivas e duradouras para a causa. Em paralelo, apoia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades, fomentando experiências inovadoras de intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de organizações de base.

 

Serviço

O que? Oficina “Brincar, Estudar e Naveg@r: Educação e Direitos Humanos na Internet”
Quando? Dia 22 de agosto de 2011
Horário: a partir das 9h da manhã
Local: Av. Nilo Peçanha, 31/ 6º andar, Centro – Rio de Janeiro - RJ

Contato:

Assessoria de Comunicação Safernet Brasil:
Cláudia Cardozo: (71) 3235-5910
claudiacardozo@safernet.org.br