Infância e Juventude: Pesquisa identificará perigos on-line

21/05/2013
Fonte: 
SaferNet Brasil
Autor: 
SaferNet Brasil
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

RELEASE PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA
Resultado ajudará no desenvolvimento de ações de prevenção de crimes cibernéticos

Como crianças e jovens internautas encaram os perigos do aliciamento on-line, do ciberbullying e dos encontros presenciais com estranhos? Para melhor identificar estes e outros riscos e vulnerabilidades que crianças e jovens estão expostos na rede, a SaferNet Brasil e a GVT estão realizando a Pesquisa Nacional sobre Hábitos de Navegação.

Apesar de existirem importantes levantamentos sobre uso da Internet, poucos são os dados que discutem segurança para além de questões patrimoniais (roubo de contas bancárias, cartões de crédito, direitos autorais) e técnicas (vírus, spam). Uma das pioneiras em identificar os principais hábitos e vulnerabilidades de crianças e adolescentes quando estão online, desde 2008, a SaferNet Brasil produz indicadores sobre segurança na Internet, levando em consideração o respeito à liberdade de expressão, às diversidades e aos diretos fundamentais, especialmente aqueles previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As informações são utilizadas na elaboração de conteúdos educativos voltados, especialmente, para crianças e adolescentes, orientando o uso responsável, seguro e cidadão da Internet. Desta vez, dois formulários on-line estão sendo aplicados. Crianças, adolescentes, jovens e pais podem participar pelo link www.safernet.org.br/pesquisa O prazo o encerra no fim deste semestre.

Com a participação mais de 100 crianças/adolescentes/jovens de uma mesma instituição, a SaferNet Brasil fornecerá um relatório resumido dos resultados da pesquisa especificamente da organização participante. Além deste resumo, terão acesso aos dados completos da pesquisa que serão divulgados ao término da coleta. Este relato pode contribuir no planejamento de ações e debates na instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sid@safernet.org.br

Além disso, dia 30 deste mês, terminam as inscrições para o Concurso do Dia Mundial da Internet Segura 2013. Organizado pela SaferNet Brasil, também em parceria com GVT, objetiva estimular o debate sobre Cidadania na internet entre adolescentes e jovens do Brasil e incentivar o uso da criatividade de adolescentes e jovens para criação de um vídeo, de até 2 (dois) minutos, que ilustre o tema do Dia Mundial da Internet Segura 2013: “Direitos e Deveres online: conecte-se com respeito“. Os vencedores serão premiados com tablets, câmera fotográfica e pen drives, além de receberem kits da SaferNet. O formulário de inscrição e o edital estão em: http://www.safernet.org.br/site/sid2013/concurso-gvt

Serviço:
O que? Pesquisa e Concurso da SaferNet Brasil
Onde: Nacional
Como: www.safernet.org.br/pesquisa e http://www.safernet.org.br/site/sid2013/concurso-gvt

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da SaferNet Brasil – Donminique Azevedo
Contato: (71) 32355910 / 91361618 – e-mail: donminiqueazevedo@safernet.org.br
Comunicação corporativa GVT - Oséias Filho
Contato: (41) 3025 2947 – e-mail: oseias.filho@gvt.com.br