Dia Mundial da Internet Segura 2012

02/02/2012
Fonte: 
SaferNet Brasil
Autor: 
SaferNet Brasil
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

Dia 07 de Fevereiro diversas organizações debaterão sobre o tema em todo o Brasil

SaferNet e parceiros lançam o site brasileiro do Dia Mundial da Internet Segura 2012

Neste ano, o tema da campanha mundial destaca a importância do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura.

 

São Paulo, 02/02/2012 - Já está no ar o site brasileiro da edição 2012 da campanha mundial "Safer Internet Day" (www.saferinternetday.org.br), que tem como proposta mobilizar o País para o Dia Mundial da Internet Segura, que neste ano é comemorado em 69 países no dia 07 de fevereiro. A ideia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede INSAFE, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. Neste ano, o slogan da campanha é "Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança" e procura enfatizar a importância do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura.

 

Em reconhecimento aos trabalhos já realizados em 2009, 2010 e 2011 no Brasil, a Comissão Européia convidou novamente a SaferNet Brasil para organizar o Dia Mundial da Internet Segura no País. Já estão confirmadas quarenta e oito atividades nos 27 Estados e dois grandes eventos. O primeiro será no próprio dia 07 de fevereiro durante a Campus Party em São Paulo. Serão palestras, debates e um concurso de vídeo que premiará com um tablet Samsung Galaxy TAB e uma câmera digital os vídeos que melhor retratarem o tema da campanha: "Conectando gerações e descobrindo o mundo digital juntos... com segurança". O concurso é uma realização conjunta da SaferNet, da GVT e do CGI.br/NIC.br, com seu Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). 

 

Outra atividade programada para a semana é um debate, no dia 10, de 9h30 às 12h com as presenças do médico e apresentador Jairo Bauer (TV Cultura), da Procuradora Regional do Ministério Público Federal em São Paulo, Janice Ascari, e da jornalista e educadora especializada em mídias digitais, Samantha Shiraishi. A mediação será feita pelo psicólogo Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil. Na mesa estarão mães e filhos, juntos, relatando suas experiência e descobertas no mundo digital.  "A campanha reforça a ideia de que nas mais diferentes idades nós podemos desfrutar das oportunidades que a Internet oferece e que a navegação pode ser ainda mais rica quando estamos dispostas a aprender e ensinar uns aos outros a cada novo clique", explica Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil. 

 

Se por um lado crianças e jovens aprendem com muita rapidez a surfar nas inovações tecnológicas, deixando os pais e educadores muitas vezes assustados, sabemos que ética, cidadania, responsabilidade, consciência crítica e segurança são temas que os adultos podem (e precisam) ensinar aos jovens também no que diz respeito ao mundo digital.

 

Estão previstas inúmeras outras atividades a serem desenvolvidas nos 27 Estados brasileiros, em parceria com diversas instituições, tais como: Petrobras, GVT, Childhood Brasil, Oi Futuro, Polícia Federal,  Ministérios Públicos, Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Grupo Educacional, Andi, Canal Futura dentre outras. A SaferNet Brasil tem disponibilizado gratuitamente para as instituições parceiras dezenas de kits com materiais educativos e de prevenção aos crimes cibernéticos.

 

O convite está aberto para qualquer organização comprometida com o ideal de uma Internet segura, incluindo veículos de comunicação, empresas, ONG's, escolas e instituições públicas. As instituições interessadas podem cadastrar suas atividades no site do Dia Mundial da Internet Segura (http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sid2012/cadastrosid2012), o que ajudará a divulgar as boas práticas em curso no Brasil para promover uma Internet cada vez mais legal e divertida. As propostas de atividades podem ser idealizadas para acontecerem imediatamente, como por exemplo divulgação de campanhas, cartilhas e dicas de segurança, bem como atividades que ocorrerão ao longo do ano.

 

INTERATIVIDADE - Ao entrar no site, o internauta tem acesso a um mapa interativo com a programação completa do evento nos 27 Estados brasileiros e nos 67 países que participam da campanha neste ano, e também encontra diversos materiais educativos como jogos que estimulam o aprendizado de dicas e conceitos de segurança, vídeos, cartilhas, livros educativos para ler e brincar com as crianças, banners para divulgação, etc. Além disso, estão disponíveis materiais didáticos especialmente produzidos para educadores utilizarem em sala de aula. Há ainda HQs com informações e dicas para jovens e demais gerações sobre como usufruir dos benefícios da Internet com segurança.

Um dos atrativos desse ano é o livro eletrônico de atividades "Jogue e aprenda" editado em 27 países pela Comissão Européia e traduzido para o português pela equipe da SaferNet Brasil. Inédito no Brasil, o livro Jogue e Aprenda está disponível gratuitamente para download no site da campanha, especialmente dedicado à crianças de até 09 anos de idade (link direto para download: http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sites/default/files/Jogue_e_Aprenda_Insafe_SaferNet_Jan12.pdf ). Nele, pais e educadores encontrarão atividades lúdicas para brincar e aprender sobre como desfrutar das tecnologias com segurança.

E, ao contrário do que o nome sugere, o evento não se resume apenas em um dia de mobilização. “A intenção é fortalecer a Internet enquanto espaço público, mostrar que é um lugar onde a cidadania também deve ser exercida, e essa é uma construção que demanda esforço coletivo e contínuo”, reforça Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil.

SAIBA MAIS:

Site do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil 2012:
http://www.diadainternetsegura.org.br

Serviço:

O que? Dia Mundial da Internet Segura no Brasil 2012

Quando? Dia 07 de Fevereiro

Local? 27 Estados brasileiros. Agenda completa está disponível (e em permanente atualização) em www.diadainternesegura.org.br

Concurso de Vídeo na Campus Party

A Safernet, a GVT e o CGI.br/NIC.br, com seu Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) realizarão o concurso de vídeos para estimular o público da Campus Party 2012 a criarem vídeos, animações e vídeo-depoimentos com relatos e dicas sobre como é possível conectar as gerações no mundo digital e navegar com segurança. Os autores dos melhores vídeos levarão para casa um Tablet e uma câmera fotográfica, além de kits pedagógicos com vídeos, cartilhas e dicas sobre o uso responsável da Internet.

Contatos:

Assessoria de Comunicação da SaferNet Brasil:

Donminique Azevedo: sidbr@safernet.org.br