Canal on-line orienta adolescentes e crianças sobre os riscos na Internet

06/09/2012
Fonte: 
SaferNet Brasil
Autor: 
SaferNet Brasil
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

O HelpLine Brasil oferece gratuitamente orientação psicológica para uma navegação saudável

O HelpLine Brasil oferece gratuitamente orientação psicológica sobre os perigos da Internet. O serviço é inédito e tem como público alvo crianças e adolescentes, bem como pais e educadores.
Credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia, o canal está disponível em dois endereços www.helpline.org.br ou www.canaldeajuda.org.br.

O atendimento pode ser feito via chat ou e-mail. O contato via chat está disponível nos dias úteis (segunda à sexta) de 13h à 19h. Já o canal via e-mail, está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. A equipe responde às mensagens em até 2 dias úteis.

Para usá-lo, basta realizar um cadastro inicial que pode ser anônimo. As perguntas realizadas pelos usuários e as informações apresentadas são mantidas em sigilo, salvo em casos em que a lei determina a obrigatoriedade da denúncia de violência grave ou ameaça à vida da crianças e/ou adolescente que deverão ser protegidos, partindo sempre do melhor interesse da criança.

O canal é resultado da parceria da SaferNet com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Surge da necessidade de oferecer orientação especializada, uma vez que dos atuais 80 milhões de usuários de Internet no Brasil, 12% tem entre 6 a 14 anos, segundo dados da ComScore (2010). Essa faixa etária passa 60% do tempo online navegando em redes sociais e interagindo com outros usuários.

O Helpline Brasil faz parte da rede global de canais de ajuda e orientação Child Helpline Internacional, presente em 133 países. O canal brasileiro, entretanto, é um dos únicos do mundo a oferecer orientação psicológica mediada por computador (chat e e-mail) e não por telefone, como ocorre na maioria dos outros países.

O HelpLine Brasil oferece orientação sobre:
Aliciamento sexual de crianças e adolescente
Ciberbullying (humilhação e intimidação pela internet a criança e adolescente
Sexting (troca via celular entre adolescentes, de imagens e textos de conteúdo sexua)
Privacidade da criança e do adolescente na Web
Uso exagerado da internet
Dica para pais e educadores

Sobre a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes/SDH - conta com uma área para tratar do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes - o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNEVSCA) – consolidando o compromisso do Estado brasileiro com essa causa. As ações do Programa são desenvolvidas em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A disponibilização de um Canal online de orientação para defesa e promoção dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes na Internet brasileira possibilitará avançar no sentido de garantir proteção, promoção dos direitos de crianças e adolescentes e a prevenção à violência sexual online, sendo que, de acordo com dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br (2011), 75% das crianças entre 10 e 15 anos no Brasil usam a Internet e 27% das crianças de 5 a 9 anos. Possibilitará, também, a integração do canal com o Disque 100, www.disque100.gov.br. e contribuirá para qualificação dos Sistema de Garantia de Direitos, potencializando a atuação dos Conselhos Tutelares e das Redes Locais.

Mais informações sobre a SaferNet Brasil – A Safernet Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos responsável pela Central Nacional de Denúncias de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, operada em parceria com a Polícia Federal, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministérios Públicos. Recebe um número médio atual é 230 novas páginas denunciadas por dia. por dia envolvendo páginas contendo evidências dos crimes de Ponografia Infantil, Racismo, Homofobia e demais violações. Além de apoiar as autoridades no combate às violações de direitos humanos na rede, realiza um conjunto de ações de prevenção e educação com pais, educadores, crianças e adolescentes, como também a formação de multiplicadores, através de palestras, oficinas e seminários para promover o uso ético, responsável e seguro das tecnologias da informação e comunicação no Brasil e América Latina. Disponibiliza também um canal on-line de informação e orientação para crianças, pais e educadores que estejam enfrentando dificuldades e situações de violência no ciberespaço. A SaferNet é responsável pela coordenação do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil e coopera com as Secretarias de Educação de todo o país para incluir o uso cidadão, ético e seguro na agenda das escolas e nas políticas públicas voltadas à inclusão digital.

Mais informações:
Contato: Assessoria de imprensa da SaferNet Brasil – Donminique Azevedo (71) 3235 5910 91361618 E-mail: donminiqueazevedo@safernet.org.br