SaferNet e MPF-SP anunciam balanço de atividades de prevenção para promover o uso seguro da Internet

SaferNet e MPF-SP anunciam atividades de prevenção no Dia da Internet Segura

09.02.2009 - Pesquisa realizada pela SaferNet Brasil com 451 pais e 875 crianças e adolescentes mostra que 37% dos jovens nunca ouviram falar de programas de prevenção aos perigos na Internet. Já 49% dos que conhecem algum programa consideram ineficientes as ações de prevenção. Os pais (70%) também reconhecem que os filhos não obedecem as regras de uso da Internet. Esses dados mostram a importância de intensificar as ações na área de prevenção para promover o uso seguro e ético da rede.

Amanhã, marco do Dia Mundial da Internet Segura, às 14h30, o diretor de Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, e os procuradores da República em São Paulo, Sergio Suiama, Adriana Scordamaglia e Priscila Schreiner recebem a imprensa, na sede do MPF-SP, para apresentar o resultado da ampla mobilização realizada no Brasil que resultou em diversas atividades para promover o uso seguro da Internet.

Inúmeros parceiros se juntaram à SaferNet e ao MPF-SP, dentre eles Google Brasil, UOL, Yahoo!, MySpace, Microsoft, TV Globo, Canal Futura, Habbo, TV Cultura, MTV, Secretaria da Educação de São Paulo, Departamento da Polícia Federal, Abranet, TIM, WCF e Comitê Gestor da Internet.

O site www.saferinternetday.org.br, criado exclusivamente para essa mobilização, continuará no ar com dicas de segurança, vídeos, jogos, cartilha e materiais pedagógicos. O dia 10 de fevereiro é um marco para o Dia da Internet Segura, mas a mobilização de todos os atores sociais continuará durante todo o ano. Isso porque a construção de uma cultura do uso seguro e ético da Internet exige ações contínuas de educação e de conscientização. Os indicadores da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet e operada em parceria com o MPF e DPF, mostram que os desafios ainda são grandes. Para se ter uma idéia, foram denunciadas 91.038 páginas em 2008, das quais 57.574 (63,2%) referentes ao crime de pornografia infantil.

Antes da coletiva, às 10h, será realizada a oficina “Navegar (com segurança) é preciso! A educação para o uso ético das novas tecnologias”, com o diretor de Prevenção e Atendimento da ONG SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, e os procuradores da República de São Paulo. A palestra é voltada para os professores coordenadores de oficina pedagógica de tecnologia, universitários que estagiam nas Diretorias de Ensino no programa Acessa Escola e supervisores de ensino da rede estadual de educação de São Paulo. A oficina será transmitida ao vivo pela IPTV Cultura e o vídeo ficará disponível no portal da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e no site www.saferinternetday.org.br

O diretor de prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, e os procuradores da República estarão disponíveis para entrevistas.

SERVIÇO

O QUE: Coletiva de Imprensa
Quando: amanhã, às 14h30
Onde: Sede do MPF-SP (Rua Peixoto Gomide, 768, Cerqueira Cesar, São Paulo-SP)

Sobre o Safer Internet Day

A idéia surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede INSAFE, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 56 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com 65 países. Em reconhecimento aos avanços alcançados no Brasil, a Comissão Européia convidou formalmente a SaferNet Brasil e o Ministério Público Federal em São Paulo para organizarem o Dia da Internet Segura no Brasil.

SaferNet Brasil

Equipe de Comunicação

Daniela Silva (danielasilva@safernet.org.br)

Tassia Novaes (tassianovaes@safernet.org.br)

Beatriz Garcia (beatrizgarcia@safernet.org.br)

 

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Marcelo Oliveira e Fred A. Ferreira

11 3269-5068/5368