SaferNet ministra oficinas e revela dados de pesquisa inédita sobre hábitos de uso da Internet na Paraíba

Uso da Internet

Salvador, 14 de setembro de 2009 - Adolescentes da Paraíba revelam hábitos de risco no uso da Internet. A maioria garante, 61%, que não tem limite de tempo para navegar na web, 42% afirmam que seus pais não sabem o que eles estão fazendo na web, 62% compartilham fotos na rede e 55% acessam o computador do próprio quarto.

Educadores do Estado mostram que estão sempre conectados. Mais de 80% usam a Internet todos os dias e 31% navegam por mais de 5 horas diariamente. Mais da metade (51%) sabe de amigos que já encontraram presencialmente pessoas que conheceram pela Internet sem adotar medidas de segurança. Cerca de 60% dos educadores apontam que os alunos comentam em sala de aula com bastante freqüência sobre o que fazem on-line, e a grande maioria, 80%, afirma que é urgente o aprofundamento do debate sobre segurança on-line no contexto escolar.

Os dados são resultados parciais da pesquisa on-line sobre hábitos de segurança na Internet com educadores e estudantes da Paraíba. A pesquisa está sendo realizada pela SaferNet Brasil em parceria com os Ministério Público Federal da Paraíba e Ministério Público do Estado da Paraíba. O levantamento continuará on-line até o próximo dia 30 de setembro, pelo site www.safernet.org.br/pb

Os resultados parciais da pesquisa acendem o alerta para a importância de promover ações de prevenção, educativas e de conscientização sobre a utilização segura da Internet. A primeira iniciativa nesse sentido, resultado de uma importante aliança entre diversos atores na Paraíba, ocorrerá amanhã (15/09) e quarta (16/09), em João Pessoa. A aliança institucional reúne organizações de referência como a SaferNet, Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-PB), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Instituto Federal de Educação da Paraíba.

Durante os dois dias, serão realizadas oficinas para educadores e estudantes de escolas públicas e privadas e treinamentos para autoridades e profissionais de diversos órgãos da Paraíba. As oficinas para educadores serão realizadas a partir das 14h do dia 15 e a partir das 9h do dia 16, e terão como foco a temática do uso seguro e responsável da Internet.

Além de informações sobre riscos on-line e crimes cibernéticos, o diretor de Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, apresentará dicas de como abordar o assunto em sala-de-aula, como orientar os alunos que já se depararam com situações não saudáveis ao usar a rede e maneiras de evitar que situações não desejáveis se repitam.

As escolas participantes receberão o kit pedagógico da SaferNet, que contém cartilha SaferDic@s, CD-ROOM com animações, fichas pedagógicas, quadrinhos educativos, glossário e tutoriais, além de cartazes.

Em paralelo às oficinas, o presidente da SaferNet, Thiago Tavares, e o Diretor-presidente do NIC.br, Demi Getshk, ministrarão treinamento para profissionais do Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado da Paraíba e de outros órgãos. O objetivo é apresentar avanços conquistados no Brasil e os desafios para o combate efetivo de crimes cibernéticos contra os Direitos Humanos, especialmente, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com o auxílio da Internet. O Diretor-presidente do NIC.br, Demi Getshk, falará sobre o modelo brasileiro de governança da Internet. O evento conta com o apoio do Banco do Brasil, Petrobras e Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Anote na Agenda:

Dia 15/09
Oficinas para educadores
Com: Diretor de Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm
Local: Estação Cabo Branco
Horários: 14h e 16h

Treinamento para autoridades e profissionais de diversos órgãos
Com: Diretor presidente da SaferNet, Thiago Tavares
Com: Diretor-presidente do NIC.br, Demi Getshko
Local: Procuradoria da República
Horário: 16h

Palestra para autoridades e profissionais de diversos órgãos
Com: Representante do Banco do Brasil, Isabela Farias
Local: Procuradoria da República
Horário: 16h30

Dia 16/09
Oficinas para educadores do Município de João Pessoa e do Estado da Paraíba
Com: Diretor de Prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm
Local: Estação Cabo Branco
Horários: 9h e 11h

Sobre a SaferNet Brasil

A SaferNet Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação político-partidária, nem religiosa, nem racial, fundada em 20 de dezembro de 2005, por um grupo formado por cientistas da computação, professores universitários e pesquisadores.

A SaferNet Brasil criou a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (www.denuncie.org.br) que, desde 2006, oferece o serviço de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denúncias anônimas sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado por meio da Internet. O serviço, operado em parceria com o MPF, o DPF e o Disk 100 do Governo Federal, atende os rígidos padrões técnicos e operacionais fixados pelos organismos de padronização e certificação internacionais.

A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos é única na América Latina e Caribe, e recebe uma média de 350 denúncias (únicas, não duplicadas) por dia envolvendo páginas contendo evidências dos crimes de Pornografia Infantil ou Pedofilia, Racismo, Neonazismo, Intolerância Religiosa, Apologia e Incitação a crimes contra a vida, Homofobia e maus tratos contra os animais.

Para realizar este trabalho, foi desenvolvido um sistema automatizado de gestão e rastreamento de denúncias que permite ao internauta acompanhar, em tempo real, cada passo do andamento da denúncia realizada por meio da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Do total de denunciantes, 99% escolhe a opção de realizar a denúncia anonimamente. E ao 1% restante é garantido total e completo anonimato. O projeto conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras; da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da SaferNet Brasil
71 3235-5910 / 71 9136-1618
danielasilva@safernet.org.br | leninauzeda@safernet.org.br

Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República na Paraíba
Gislayne Rodrigues / Iris Porto
ascom@prpb.mpf.gov.br
83 3044-6258 83 9132-6751