Safernet Brasil e parceiros promovem concursos InterNética e "Sua história e você no SID 2012"

Os concursos são voltados para estimular o debate sobre o uso ético da Internet



A Safernet Brasil em parceira com a GVT e a Childhood Brasil está promovendo dois concursos a nível nacional para estimular o uso ético e seguro da Internet e das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em todo o país. Os concursos surgiram da necessidade de estimular o debate principalmente nos ambientes de aprendizado como em casa e nas escolas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Safernet em 2009 com 966 educadores e 2525 alunos de várias regiões do Brasil, os educadores tem poucos recursos pedagógicos, estímulos e formação para trabalhar com as TICs em sala de aula.

 

O primeiro concurso, o InterNética, realizado em parceria com a ChildHood Brasil, é voltado para estudantes e educadores sociais que tenha vínculos com alguma instituição de ensino formal ou espaços alternativos de aprendizado como Associação, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organização Social (OS), Institutos e Fundações. Os educadores podem participar enviando planos de aula, utilizando recursos como áudio, vídeos, desenhos, animações, dinâmicas com os temas Ética no Uso das TICs, Cidadania no Ciberespaço, Sexualidade online ea Segurança na Internet. Os estudantes podem participar em duas sub-categorias: enviando um grupo de mini dicas, ou safe tweets, nos moldes do Twitter, com mensagens de até 140 caracteres ou sugerindo as aulas que gostariam de ter sobre os temas do concurso. Os melhores projetos inscritos serão premiados com Netbooks, Maquinas Fotográficas, MP4 e Pen Drives. A escola do educador vencedor também será premiada com uma filmadora digital. As inscrições para o concurso InterNética encerram às 23h59m do dia 11 de abril.

 

O segundo concurso, o “Sua História e você no SID 2012”, realizado em parceria com a GVT, é voltado para internautas de até 18 anos. Neste concurso, os participantes podem inscrever roteiros inéditos de historias em quadrinhos sobre o uso seguro e ético da Internet. Os três melhores roteiros além de serem premiados com um iPad, Netbook e Máquina Fotográfica, também serão ilustrados e publicados para o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) de 2012 e integrarão o Guia para Uso Responsável da Internet (GURI). O objetivo desse concurso é aproximar crianças, adolescentes, pais e educadores na promoção da navegação segura e responsável. As inscrições para o concurso “Sua História e você no SID 2012” foram prorrogadas e encerram às 23h59m do dia 18 de abril.

 

Os endereços para postagens e mais informações dos concurso pode ser conferidas no edital completo disponibilizados nos seguintes links:

 

Concurso InterNética -

Concurso “Sua história e você no SID 2012” -

 

Maiores Informações:

Safernet Brasil

Cláudia Cardozo

Assessoria de Comunicação

claudiacardozo@safernet.org.br

(71) 9136-1618

(71) 3235-5910