Portal SaferNet está no ar!

No Dia das Crianças,SaferNet oferece mais informações e recursos para todas as idades

A equipe da SaferNet Brasil desenvolveu um novo portal para oferecer informações atualizadas, estatísticas, vídeos, imagens, materiais pedagógicos e educativos, entre outras novidades. Veja a seguir as principais inovações disponíveis em nosso endereço eletrônico (www.safernet.org.br) a partir de hoje, 12 de outubro, Dia das Crianças! 

  • Institucional

- Nesta área, conheça a história da organização SaferNet, que luta há três anos pela defesa dos Direitos Humanos na Internet. Confira a missão e os valores que guiam o trabalho de nossa organização, bem como a sua estrutura organizacional. Você também pode entender quais são as linhas de atuação da SaferNet, quais os projetos em curso e quais as redes nacionais e internacionais das quais fazemos parte.  

  • Prevenção

- Paralelamente à Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, a SaferNet passa a priorizar também o trabalho de prevenção aos perigos praticados pela Internet. O primeiro passo desta nova proposta foi a realização de uma pesquisa inédita, em nível nacional, com crianças, jovens e pais de internautas sobre segurança na Internet. Os surpreendentes resultados desta pesquisa, já disponíveis no portal, revelam um cenário até então desconhecido sobre a relação dos jovens brasileiros com a Internet. Uma nova pesquisa, desta vez voltada para educadores e lan-houses, será lançada em breve, também no portal. O trabalho da SaferNet na área de prevenção impulsionou ainda a elaboração de uma Nova Cartilha, totalmente ilustrada com os personagens exclusivos da SaferNet, divertida de ler e com conteúdo de alto nível pedagógico, que estará disponível em versão on-line, com possibilidade de fazer download. A Cartilha integra a nova seção de Prevenção, que contém ainda Dicas, Orientação e Glossário com termos indispensáveis para entender os perigos da Internet. A SaferNet abre ainda um novo espaço para cadastros de ONGs, escolas, setores governamentais e lan-houses e infocentros interessados em participar de oficinas, cursos e palestras. 

  • Indicadores

- Uma das maiores inovações do novo portal da SaferNet é disponibilizar para todos os internautas uma ferramenta interativa de estatísticas da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Por meio desta página, é possível consultar o número de denúncias recebidas pela SaferNet, com a possibilidade de realizar pesquisas por tipo de crime e/ou por período. O sistema desenvolvido por nossa equipe de TI também oferece a geração instantânea de gráficos com base nos números apresentados, além de possuir uma função capaz de comparar por períodos o número de denúncias recebidas desde janeiro de 2006.  

  • Notícias

- Na página principal do portal, a SaferNet traz notícias atualizadas em tempo real sobre os Direitos Humanos na Internet. São reproduzidas reportagens veiculadas nos mais diversos veículos de comunicação do Brasil e do mundo. Além das notícias externas, a SaferNet disponibiliza material institucional, como releases, notas, boletins, entre outros.  

  • Para Jornalistas

- Por reconhecer a mídia como um dos principais aliados na defesa dos Direitos Humanos na Internet, o portal oferece uma área voltada exclusivamente para os profissionais da imprensa. Jornalistas que atuam nos distintos setores da sociedade, pesquisadores, professores e estudantes podem preencher o cadastro de jornalistas e passar a receber, por e-mail, materiais institucionais, sugestões de pautas e informações relevantes. Os profissionais também têm acesso ao arquivo de notícias e banco de imagens, áudio e vídeo que tratem do tema Direitos Humanos na Internet. Os jornalistas ainda podem consultar a ferramenta interativa de estatísticas da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, por meio da área Indicadores, também concebida para atender às demandass dos jornalistas interessados em elaborar e/ou contextualizar as reportagens. 

  • Colabore

- Esta área é voltada para a colaboração dos internautas na divulgação da SaferNet e da Central Nacional de Denúncias, por meio de banners para utilização em sites e blogs na Internet. Há disponível também uma Cartilha informativa, pedagógica e divertida que pode ser livremente impressa e distribuída. Pessoas interessadas em contribuir, por meio de doação ou parceria, poderão conhecer a Política de Doação e de Parceria da SaferNet. Agora, navegue por todo o Portal e não deixe de participar de nossa enquete. Esperamos suas sugestões, críticas e comentários!