SaferNet


Prevenção

Inicialmente, a SaferNet Brasil focou a atuação na área de combate aos crimes contra os Direitos Humanos na Internet, por meio da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. A experiência e os avanços nessa linha permitiram expandir os esforços para priorizar também o trabalho de Prevenção aos perigos na rede. O primeiro passo para efetivação desta nova proposta foi a realização de uma pesquisa inédita, em nível nacional, com crianças, jovens e pais de internautas sobre segurança na Internet, no segundo semestre de 2008.

Os surpreendentes resultados desta pesquisa revelaram um cenário até então desconhecido sobre a relação dos jovens brasileiros com a web. Por isso, a SaferNet decidiu promover, periodicamente, novas pesquisas com o intuito de traçar um esboço do tipo de navegação virtual no Brasil.

O trabalho da SaferNet na área de prevenção impulsionou também a criação de uma nova seção no portal contendo Dicas de segurança para os internautas, Glossário com termos indispensáveis para entender os perigos na rede, Cartilha de orientação e um Canal de Cadastro para que educadores, pais, crianças, jovens, profissionais de Lan House e de Infocentros participem das nossas oficinas, cursos e palestras.

Como parte do trabalho de prevenção, a equipe especializada da SaferNet realiza constantemente palestras e oficinas em instituições públicas e privadas interessadas em discutir sobre segurança na rede e proteção aos direitos das crianças e adolescentes, que começam a utilizar a Internet cada vez mais precocemente.

SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

Copyright © 2008 SaferNet Brasil. Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5